Instituto Lula

Doe agora
25/10/2010

Navio Jatobá simboliza o renascimento da indústria naval brasileira

    Batizado com o nome de uma árvore ameaçada de extinção – o Jatobá -, o novo navio brasileiro lançado ao mar nesta segunda-feira (25/10) no Rio de Janeiro, é um perfeito símbolo da recuperação da indústria naval do País. Para o presidente Lula, que compareceu à solenidade de lançamento no Estaleiro Ilha S.A. (EISA), o gigante de mais de 200 metros de comprimento e 47 mil toneladas, com capacidade para 2.800 contêineres, é mais do que o resultado da construção de uma embarcação – ele na verdade representa a construção de uma nação. “Uma nação é feita por homens e mulheres, uma nação é feita por pessoas que trabalham, por pessoas que estudam, que levam como resultado do seu trabalho o pão para dentro de casa, que vestem suas crianças”, afirmou, lembrando que há mais de 20 anos o Rio de Janeiro não lançava um grande navio.

    A garrafa de champanhe que explodiu no casco do ‘Jatobá’ comemorava não apenas o lançamento de mais um navio brasileiro, mas também o bom momento que vive o País, com emprego e renda em alta, garantindo cidadania e dignidade aos trabalhadores. É dessa forma, reafirmou o presidente, que o Brasil enfrentará a violência e garantirá mais segurança a seus cidadãos.

    Quando a gente quer enfrentar a violência, mais segurança, nós sabemos que é preciso preparar mais policiais, é preciso fazer o que você [governador Sérgio Cabral Filho] fez, mandando a polícia ocupar determinados lugares para tirar os bandidos e deixar as pessoas decentes morando lá. Mas a coisa mais sagrada é gerar milhões e milhões de empregos como esses que a gente está gerando.

    E o renascimento da indústria naval brasileira está garantido, afirmou Lula, porque só a Petrobras tem uma grande quantidade de navios para contratar até 2015, o que “vai deixar todos os estaleiros felizes”. No próximo dia 19 o presidente vai lançar mais um navio, desta vez no estaleiro Mauá, em Niterói (RJ).

    Antes de discursar o presidente Lula ouviu os agradecimentos de Luiz Oliveira, coordenador da Comissão da Fábrica do estaleiro Eisa, por ter recuperado a indústria naval brasileira. “Não foi em vão a sua crença neste setor. (…) Hoje nós temos aqui mais de 4 mil trabalhadores, presidente. Olhe no rosto desses pais de família e veja a alegria estampada em cada um deles”, disse, orgulhoso, para em seguida entregar ao ‘colega de profissão’ uma placa comemorativa em nomes dos trabalhadores do estaleiro.