Instituto Lula

Doe agora
23/11/2010

Orquestra Sinfônica Dona Lindu faz homenagem com Puccini, Sartori e Ary Barroso

    Ao chegar à Base Aérea de Brasília na tarde nesta terça-feira (23/11), o presidente Lula foi recebido por dezenas de alunos de uma escola de Palmas (TO) que integram a fanfarra e a Orquestra Sinfônica Dona Lindu, que prepararam um recital especial em sua homenagem. Após uma breve explicação do maestro Bruno Barreto Amorim sobre o trabalho desenvolvido na escola, as meninas e meninos com idades entre 8 e 12 anos deram os primeiros acordes de Nessum Dorma, ária do último ato da ópera Turandot, de Giácomo Puccini, com arranjo de Kenichi Koda.

    Lula acompanhou atento na primeira fila, trocando algumas palavras com o ministro Fernando Haddad (Educação). A orquestra então fez o segundo número: Con te partiò, de Francesco Sartori e Lucio Quartotto. O presidente aplaudiu com entusiasmo a apresentação das crianças, levantando-se e dirigindo-se aos pequenos músicos. Foi a senha para a etapa seguinte do recital: Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Ao término desta, o presidente decidiu conversar com os músicos-mirins. Ao perguntar o nome de um instrumento, todos responderam com firmeza: “Fagote!”

    Depois, Lula abraçou Bruno Martins Furtado e as gêmeas Bárbara Dias Fernandes e Bianca Dias Fernandes. Mais adiante, por sugestão dos fotógrafos, o presidente pediu emprestado o violino de Helaine da Silva Santos. Ainda brincou com eles ao afirmar que não tinha um dedo da mão esquerda. O presidente ainda pediu que a orquestra tocasse a primeira parte do Hino Nacional e em seguida posou para fotos.

    Nesse instante, o presidente viu a menina Karla Karina registrando as cenas com uma pequena máquina fotográfica. “Você é fotógrafa? Trabalha em qual jornal?”. Ao Blog do Planalto, ela explicou que era “repórter” e “fotógrafa” do jornal Integral, da escola municipal.

    O presidente disse estar muito feliz com a apresentação porque ela demonstrava o sucesso das escolas em tempo integral existentes no Brasil hoje:

    Nós temos no Brasil cerca de 10 mil escolas que funcionam em tempo integral. Todos os alunos têm aula de música. Essa escola de Palmas tem 1,4 mil que passam por 9h30 diárias de aula, sendo duas horas dedicadas exclusivamente à música. Por isso, estou muito feliz.