Instituto Lula

Doe agora
26/11/2010

“Juntos, nós temos força para vencer o crime organizado”

    Os governos federal e do Rio de Janeiro têm, juntos, a força necessária para vencer o crime organizado que desde domingo (21/11) promove atos de violência e vandalismo, afirmou o presidente Lula após participar, nesta sexta-feira (26/11) da sessão de abertura da IV Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), em Georgetown (Guiana). O importante agora, disse, é trabalhar em parceria para garantir paz à população – sempre respeitando a soberania do estado.

    O que o Sérgio Cabral [governador do estado do Rio] pedir e estiver dentro da lei podem estar certos de que faremos para ajudar o Rio de Janeiro. Para nós é uma alegria saber que nós temos força para vencer o crime organizado.

    Lula explicou aos jornalistas que o governador Cabral vem recebendo todo o apoio por parte do Palácio do Planalto. “O Sérgio Cabral tem facilitado. Ele não tem vergonha. Ele não tem medo. Ele não fica com pequenez de achar que é interferência. Na medida em que ele precisou e pediu ele foi atendido. É assim que tem que ser feito”, disse o presidente, lembrando que as forças federais – inclusive o Exército – vão atuar em apoio às autoridades do estado do Rio.

    Em seguida, Lula se deslocou para o Aeroporto Internacional Cheddi Jagan onde embarca num voo para Manaus (AM). Às 18 horas (horário de Brasília), Lula participa de cerimônia de inauguração do parque termelétrico a gás na região Norte Termelétrica de Tambaqui. Depois, tem a inauguração de unidades no Conjunto Habitacional Cidadão XII. Às 23 horas, toma um voo para São Paulo.

    Ouça aqui a íntegra da entrevista: