Instituto Lula

Doe agora
13/12/2010

Saúde não pode ser considerada gasto

    Presidente Lula é agraciado com o título de Consultor Honorário da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. Foto: Ricardo Stuckert/PR

    O que seria do mundo se a gente não acreditasse no impossível, se a gente não tivesse esperança e se a gente não estivesse sempre pensando no melhor? Foi se referindo à crença de que a saúde brasileira alcançará padrão de excelência e qualidade e que permitirá que qualquer cidadão pobre tenha acesso a um atendimento humanizado que o presidente Lula fez tal questionamento, ao participar, nesta segunda-feira (13/11), de homenagem feita pelo Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília (DF).

    Lula defendeu que o novo ministro da Saúde do governo Dilma Rousseff terá um papel fundamental de articulação com os deputados e senadores para que se encontre uma saída para compensar os R$ 40
    bilhões anuais perdidos com o fim da Contribuição Provisória sobre a Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira (CPMF), fato que guarda, ainda hoje, “muita mágoa”, e que impediu que muitos avanços fossem implantados na saúde brasileira. Segundo o presidente, sem dinheiro é impossível melhorar a saúde e transformá-la acessível a todo cidadão.

    Gostaria que a gente pudesse chegar ao dia, ainda com todos nós em vida, em que a questão da saúde não fosse tratada mais como despesa do Estado. Eu fico imaginando se é gasto a gente tratar as pessoas com carinho, se é gasto a gente tratar as pessoas passando para elas esperança.

    O grande sonho do presidente e cidadão Lula é que cada pessoa, por mais simples e humilde que seja, disse ele, tenha acesso a tratamentos de saúde no padrão que é oferecido pela Rede Sarah, que está “a um passo da perfeição” e que oferece a seus pacientes conforto, humanização, respeito e qualidade incomparáveis. Lula se disse muito feliz em poder ter contribuído para a ampliação da rede de hospitais Sarah Kubitschek, que é referência mundial, e que oferece, além de tratamento especializado, uma possibilidade de que as pessoas se beneficiem com o carinho oferecido e com a esperança na cura.

    Vocês da Rede Sarah são hoje e continuarão sendo amanhã e por todo sempre motivo de orgulho para o nosso país na área da saúde.

    Ouça abaixo a íntegra do discurso do presidente Lula.

     

    Na ocasião, o presidente Lula foi homenageado com o título de Consultor Honorário da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, título criado em 1994 para homenagear personalidades que se destacaram por suas contribuições ao mundo. Até hoje, já foi concedido a três personalidades: Robert Duthie – cirurgião, professor da Universidade de Oxford; AnneLise Christensen – neurocientista, professora da Universidade de Copenhague, e Lynn Staheli – médico, professor da Universidade de Seatle/Washington.

    Atuando desde 1960, a Rede Sarah é considerada uma das maiores do mundo em reabilitação. Atualmente, é formada por dez unidades localizadas nas capitais: Brasília (duas unidades), Salvador, São Luis, Belo Horizonte, Fortaleza, Belém, Macapá e Rio de Janeiro (duas unidades). No total, os hospitais da Rede atenderam, em 2010, a uma média diária de 6.662 usuários, realizando 18.375.711 procedimentos de assistência médica e reabilitação.