Instituto Lula

Doe agora
15/12/2010

Grandes legados do governo Lula são a transparência e o resgate da autoestima

    Mais do que políticas sociais, crescimento ou geração de emprego e renda, o grande legado do governo Lula foi fazer com que o País e seu povo aprendessem que podem conquistar, andar com suas próprias pernas e pensar com sua própria cabeça. O Brasil, enfim, pode construir o seu próprio destino, afirmou o ministro Franklin Martins (Comunicação Social) em discurso durante cerimônia em que as ações dos oito anos do governo Lula foram registradas em cartório. Com o Salão Nobre do Palácio do Planalto lotado de ex e atuais colaboradores, ministros e dirigentes de estatais, além de representantes de movimentos sociais, trabalhadores e empresários, Franklin observou ainda que o presidente Lula foi importante porque em sua trajetória política, sempre soube dizer ‘não’, ‘por que não?’ e ‘sim, nós podemos’. Entenda:

    Franklin Martins afirmou também que o ato de registo das ações do governo em cartório revela o grande valor que o governo Lula sempre deu à transparência:

    Esse ato que estamos fazendo aqui hoje simbolicamente é feito pela primeira vez na nossa história. (…) Ao fazer isso, o governo está querendo dar um recado claro, de que a sociedade vai poder ter acesso a esse material e fiscalizar e comprovar se o que o governo fez está a altura das promessas, das intenções e dos compromissos assumidos com a população. Estou seguro de que nesse material, ela vai encontrar o retrato de um governo que fez muito, que fez mais e certamente poderia ter feito mais ainda, mas que foi um governo que honrou o voto que o trouxe até aqui.

    O ministro indicou dois sites em que as informações podem ser acessadas. Um é o Balanço de Governo, que reúne todas as informações. O outro é DadosGov COI-PR, em que é possível pesquisar as informações por tema, com tabelas sobre todas as políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos, com acesso a números por estado. Ao fazer o balanço, disse Franklin, o governo apenas dá sequência ao que já vinha fazendo. Foi este governo, lembrou o ministro, que instituiu o Portal da Transparência, onde em tempo real se acessam todos os gastos do governo, onde os ministérios construíram sites e portais para dar ao público toda informação disponível e enviou ao Congresso a Lei de Acesso à Informação Pública “para que todos os cidadãos possam ter acesso às informações que estão disponíveis em todas as partes do serviço público”.

    O ministro Franklin também aproveitou sua fala para homenagear a presidente eleita Dilma Rousseff, lembrando sua luta contra a ditadura ainda muito jovem e sua responsabilidade agora como sucessora de Lula. Franklin Martins afirmou ter grande orgulho de ver uma mulher da sua geração, que participou da luta contra a ditadura, chegar à Presidência da República justamente num momento de ouro como o atual. E desejou sorte à presidente eleita, que se emocionou. Veja o vídeo: