Instituto Lula

Doe agora
30/09/2010

Exposição mostra patrimônio histórico brasileiro no Palácio do Planalto

    As múltiplas expressões materiais e simbólicas que atestam as bases da identidade nacional poderão ser conferidas na exposição Bem do Brasil, Patrimônio Histórico Brasileiro, que faz sua estreia nesta quinta-feira (30/9), a partir das 18h30, no Palácio do Planalto. O principal desafio da mostra é levar o visitante a apreender os significados, a refletir, compartilhar e valorizar a diversidade dos acervos culturais, das artes sacras à cultura popular e erudita do País.

    O Blog do Planalto fez um tour pela montagem da exposição com o curador da mostra, Lauro Cavalcanti, do Iphan, e com o co-curador, Victor Burton. Confira:

    Realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a mostra estará aberta ao público até 15 de novembro. Essa é a primeira exposição que o Palácio do Planalto recebe desde a sua reinauguração. No mês de dezembro, a exposição, acrescida de novas obras e utilizando meios contemporâneos de grafismo e tecnologia de imagem, irá para o Paço Imperial, no Rio de Janeiro, onde permanecerá até fevereiro de 2011.

    O público terá acesso a 150 obras que vão desde arte sacra dos século XVIII a peças contemporâneas do folclore brasileiro, passando por artistas famosos como Di Cavalcanti, Djanira, Segall e Guignard. O co-curador da exposição, Victor Burton, explica que as peças foram dispostas a evitar hierarquia entre as obras de grandes artistas e peças de expressão popular e folclórica.

    Nós colocamos peças de artesanato simples de arte popular com a mesma ‘hierarquia’ ou ‘falta de hierarquia’ de uma peça de arte erudita. Vocês vão ver ao lado de uma peça de papel machê de Parati um belíssimo Santo Antônio do século XVIII. A ideia é eliminar essas valorações e dizer que tudo isso é o ‘Bem do Brasil’.