Instituto Lula

Doe agora
21/10/2010

Pluralismo dos meios de comunicação nos permite ver “as coisas como elas são”

    O pluralismo dos meios de comunicação no Brasil permite que a população tenha diversos canais para se informar e ver as coisas como elas são. “O povo é muito sabido e muito preparado para ser enganado”, afirmou o presidente Lula em entrevista coletiva concedida em Rio Grande (RS) nesta quinta-feira (21/10) após cerimônia de inauguração do Pólo Naval da cidade.

    Ora, eu vou contar uma coisa para vocês: eu disputei 89, 94 e 98, e eu perdi três eleições. Vocês não me viram, em nenhum momento de campanha, fazer qualquer agressão ou mentir para sociedade brasileira. Fazer promessas em época de eleição, ficar leiloando em época de eleição, achando que engana o povo, é um ledo engano.

    A campanha política, afirmou Lula, não serve apenas para ganhar votos mas também para politizar a sociedade. “E você não politiza a sociedade com a mentira…”

    O presidente disse ainda ter ficado muito alegre com os números divulgados hoje pelo IBGE, que revela a taxa de desemprego mais baixa dos últimos anos – 6,2% em setembro, uma redução de meio ponto percentual em relação a agosto (6,7%), que tinha número já considerado muito baixo para os padrões latino-americanos.

    Então, eu acho que é uma alegria para mim chegar ao final do mandato com a constatação que o Brasil é mais Brasil, que o Brasil está mais orgulhoso, que o Brasil hoje é um país que pensa para frente, é um país com autoestima elevada. Eu acho que a gente deve isso à crença do povo brasileiro, que começa a acreditar nele próprio.

    Ouça aqui a íntegra da entrevista: