Instituto Lula

Doe agora
26/10/2010

Dia histórico para o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

    O 26 de outubro de 2010 ficará para o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) como um dia histórico, em que uma de suas mais antigas reivindicações foi atendida pelo governo com a assinatura hoje pelo presidente Lula do decreto que estabelece critérios socioeconômicos dos atingidos por barragens em todo o Brasil. O cadastro vai permitir a identificação e qualificação da população atingida pela construção do empreendimento energético. Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), representantes estaduais e dirigentes nacionais do MAB comemoraram a novidade e afirmaram que seu lema “Águas para a vida e não para a morte” se fortaleceu:

    O presidente Lula afirmou que estabelecer as condições para os atingidos por barragens serem ressarcidos pelos prejuízos do passado era uma antiga dívida do seu governo com o movimento, e que agora é preciso trabalhar para que os assuntos que afetam as populações locais sejam discutidos com antecedência, antes do processo de licitação até. Lula afirmou ainda que novas demandas devem surgir agora que uma das principais reivindicações do movimento foi atingida – e é bom que seja assim:

    É da natureza humana cada vez que a gente conquista uma coisa, a gente aprende que era possível conquistar outra, e cada vez que a gente vai conquistando a gente vai alargando o espaço de conquista da gente. Essas lutas ficam sendo praticamente infinitas, elas não terminam nunca, e é bom que seja assim porque aí você vai consolidando o processo democrático do País.

    Ouça aqui a íntegra do discurso do presidente: