Instituto Lula

Doe agora
16/12/2010

Turma da Mônica quer parceiros sul-americanos para alegrar crianças do Mercosul

    Um projeto do governo brasileiro, lançado na manhã desta quinta-feira (16/12) em Foz do Iguaçu, vai integrar um milhão de crianças com idade entre 8 e 13 anos por meio de uma história em quadrinhos da Turma da Mônica. A revista, Turma da Mônica – Amizade Sem Fronteiras, será distribuída para os países que integram o Mercosul. O anúncio foi feito com a participação do desenhista Maurício de Sousa, autor das histórias da Turma da Mônica, e com os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores) e Luiz Dulci (Secretaria Geral), além do presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek.

    A próxima etapa do projeto é colocar no ar um site com atualização diária de assuntos que têm como público alvo as crianças. Após a cerimônia de lançamento da revista, Maurício de Sousa lançou um desafio aos desenhistas sul-americanos: “Minha proposta é estimular o aparecimento de novos desenhistas para que possam contracenarem com a Turma da Mônica neste projeto de integração sul-americano. Quero convidar os desenhistas das nações vizinhas para a conquista deste mercado”, afirmou.

    O desenhista explicou que o trabalho direto com a criança – seja em atividades culturais ou sociais – possibilitará às gerações futuras o melhor conhecimento regional. Segundo Maurício, crianças de diferentes nacionalidades conseguem o bom convívio mesmo não sabendo os respectivos idiomas de outros países. Por isso, o projeto serve como incentivo à prática deste bom relacionamento infanto-juvenil.

    “Estamos colaborando com nossa técnica, nossa arte e alguns personagens para que possam chegar o mais rapidamente às crianças, pois a história em quadrinhos e o desenho animado passam mensagens muito rápidas. E a união com outros desenhistas da região tornou-se uma de minhas bandeiras.”

    Maurício tem outros projetos. Como forma de integrar as crianças brasileiras, a sua empresa está lançando no mercado nacional os gibis da Mônica em espanhol. Segundo explicou o objetivo é permitir que os leitores se interessem pelo idioma e acabe de vez com o chamado “portunhol”. O grupo está no mercado há 48 anos e cobre 86% das bancas e livrarias do país. Além disso, os produtos são publicados em 30 idiomas. Ele conta que fechou um contrato com o governo da República Popular da China para edição da Turma da Mônica em mandarim. Trata-se de um projeto de alfabetização com tiragem de 180 milhões de exemplares.

    ΅É quase a população do Brasil”, comparou.

    O projeto Amizade Sem Fronteiras é parte da 10ª Cúpula Social do Mercosul, evento que ocorre no Parque Tecnológico de Itaipu e será encerrado na noite de hoje pelo presidente Lula. Amanhã, o presidente brasileiro cumpre o último compromisso internacional antes de transmitir o cargo para a presidente eleita Dilma Rousseff. Trata-se da 40ª Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados. Na ocasião, a Presidência Pró Tempore do bloco econômico será transferida para o presidente do Paraguai, Fernando Lugo.