Instituto Lula

Doe agora
27/12/2010

A “derrubada” da avenida Perimetral

    Presidente Lula 'derruba' avenida Perimetral em maquete, observado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. Foto: Ricardo Stuckert/PR

    A avenida Perimetral do Rio de Janeiro, que passa por cima da área portuária da cidade, ligando o Aterro do Flamengo à Ponte Rio-Niterói e à avenida Brasil, foi “derrubada” simbolicamente pelo presidente Lula nesta segunda-feira (27/12) em encontro com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

    Uma maquete colocada montada sobre uma mesa na sala de reuniões do terceiro andar do Palácio do Planalto desmontou após um golpe de marreta do presidente. Na prática, conforme contou o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o ato marcou o processo de reurbanização do porto carioca, cuja as obras devem estar concluídas em 2016, às vésperas do Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

    Paes deu ao presidente Lula uma placa alusiva ao lançamento da pedra fundamental e explicou a cerimônia como uma forma de homenagear o governo federal que muito fez pela capital fluinense. “Já que o preidente Lula não pode ir a avenida Perimetral, trouxemos a Perimetral até aqui…” disse.

    Na primeira etapa, o município terá o repasse de R$ 900 milhões. Neste periodo de seis anos, a União vai liberar cera de R$ 4 bilhões. O projeto de remodelação da região portuária tem quatro décadas. O prefeito explicou que há dois anos as mudanças na região portuária começaram a se tornar viáveis.

    “É o momento mais importante da história do Rio”, afirmou o prefeito carioca.