Instituto Lula

Doe agora
28/12/2010

“Só mesmo um pernambucano arretado para fazer tanto bem para o Brasil”

    A feirante pernambucana, Ceiça Tavares, receita uma "simpatia infalível" para o presidente Lula entrar em 2011 com o pé direito. Foto: Magda Dias/PR

    Que o presidente Lula é querido pela população brasileira, não é novidade. O índice de aprovação do presidente chegou a 87% segundo pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), um recorde na história do País. Mas para um povo em especial o orgulho é maior: os pernambucanos, conterrâneos de Lula, que esperam ansiosos sua última visita ao estado como presidente da República, nesta terça-feira (28/12). Em um passeio ao mercado municipal de São José, no centro de Recife (PE), o Blog do Planalto conversou com trabalhadores, feirantes e estudantes, que estampam a alegria em receberem “o ilustre filho da terra”, como definiu a dona de casa Lindalva Santos. Uma grande homenagem especial está sendo preparada ao presidente ainda hoje, na praça Marco Zero do Recife Antigo.

    “Mas não é de graça que a gente gosta dele não”, antecipa-se Lindalva. “A gente gosta do Lula, continua, porque de fato a vida do povo melhorou. Você não imagina o que é acordar de manhã e não ter o que dar de comer aos filhos. Agora, olha aqui minha sacola: é fruta, verdura e peixe”, orgulha-se a dona de casa, ao mostrar as compras que fez no mercado. Ela conta que o marido estava desempregado e que há sete anos trabalha na construção civil. Agora, não fica mais sem trabalho, “porque você viu a quantidade de obras que tem na cidade?”, indagou. “É que o Recife e o restante do Brasil não param mais de crescer e, graças a Deus, a gente que é pobre hoje tem uma vidinha melhor”, explicou.

    E foi justamente para o povo pobre que a presidente da Associação dos Locatários Internos e Externos do Mercado São José, Ceiça Tavares, disse que o presidente Lula governou, cumprindo sua promessa de campanha. “Hoje a gente chega em uma favela e o povo tem televisão, máquina de lavar. Antes, carro era coisa de gente rica; agora todo mundo tem o direito de ter um carrinho”, afirmou. Ao perceber o assunto da conversa, Maria do Carmo Alves interrompeu e perguntou: “É do presidente Lula que vocês estão falando?”. Ao receber a resposta positiva, Maria do Carmo mandou um beijo “enorme pro nosso Lula” e pediu para agradecer, porque seu filho estava trabalhando no Porto de Suape e que já tinha até comprado seu primeiro carro. “Não disse?”, gargalhou Ceiça, afirmando que agora pobre no Brasil “tem voz e tem direitos”. O filho de Maria do Carmo é um dos 20 mil trabalhadores que conseguiram emprego com a implantação do Complexo Industrial Portuário de Suape. “Só mesmo um pernambucano arretado para fazer tanto bem para o Brasil. Lula, a gente te ama”, afirmou Ceiça.

    José Rubens, dono de um estande que vende artesanato, disse que como trabalha há 50 anos no mercado e convive diariamente com “gente de todo jeito” coleciona uma série de histórias de gente que viu a vida melhorar. Os filhos já se formaram na universidade, um deles também se tornou microempresário e comprou um box na feira, próximo ao do pai, e aos pouquinhos têm conquistado sucesso profissional. Rubens conta que tem um sobrinho – Anderson falcão – que retrata bem o que aconteceu com o Brasil. O jovem ingressou no Instituto Técnico Federal de Recife para fazer curso técnico em edificações, agora está concluindo o curso de arquitetura na universidade federal e já tem proposta de emprego. “Agora você me diz, quando uma pessoa pobre pode ser arquiteto nesse país? E isso graças à escola técnica, que ensinou a ele uma profissão e mostrou sua vocação”, concluiu.

    “O Lula é um mito para o resto da vida. Mesmo ele saindo da Presidência da República, ele mudou este país de uma maneira extrema. O povo pernambucano está de braços abertos para receber o presidente Lula.”

    Ceiça Tavares aproveitou o bate papo para dar uma dica especial para que o presidente Lula comece o ano com chave de ouro. Como ela vende ervas medicinais, diz ser “entendida no assunto”e soltou uma dica infalível ao presidente:

    “Lula, meu querido Lula, você pegue uma romã, corte ao meio e engula os caroços. Mas tem que pensar positivo, hein? Com essa simpatia, você que já é iluminado, vai começar 2011 com tudo para fazer mais sucesso. Ah, e a gente te espera aqui no Recife muitas outras vezes, porque você mora em nossos corações.”

    Ela mandou de presente ao presidente três romãs “porque tem que fazer o serviço completo”. O Blog do Planalto ficou com a responsabilidade de entregá-las ao presidente e dizer que as romãs representam a alegria e o orgulho do povo pernambucano em ter um “filho da terra abençoado” e com o desejo de que, a partir do próximo ano, o presidente continue, de um jeito diferente, a lutar pela vida do povo mais pobre, disse Ceiça.