Instituto Lula

Doe agora
06/08/2009

Prêmio destaca boas práticas contra violência doméstica

    Para valorizar quem luta contra a violência doméstica contra as mulheres no Brasil, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres lançou hoje, em Brasília, o Prêmio Boas Práticas na Aplicação, Divulgação ou Implementação da Lei Maria da Penha. O objetivo do prêmio é dar destaque às pessoas físicas ou jurídicas que enfrentam a agressão contra as mulheres, popularizando ações que ajudam na boa aplicação da Lei.

    O prêmio tem cinco categorias: implantação de programas e politicas, criação e implementação de servições; idealização ou realização de campanhas; realização de estudos e pesquisas; e realização de matérias jornalísticas.

    As indicações poderão ser feitas do dia 7 de agosto a 8 de março de 2010 na página www.spmulheres.gov.br . Os ganhadores vão receber um diploma e um trabalho artístico durante a comemoração do quarto aniversário da Lei, dia 7 de agosto de 2010.

    A antropóloga feminista Cecília Sardenberg, que coordena o Observatório Nacional para acompanhamento da Implementação da Lei Maria da Penha, explica a importância do envolvimento da sociedade civil na luta para que as bons exemplos se espalhem:

    Podem concorrer ao prêmio integrantes ou instituições do sistema de justiça, dos executivos estaduais e municipais, do sistema de segurança pública, da sociedade civil, de instituições acadêmicas, jornalistas e/ou órgão da mídia.