Instituto Lula

Doe agora
06/08/2009

Em reunião com Lula, Uribe confirma ausência na Unasul

    Álvaro Uribe, presidente da Colômbia, fez questão de vir ao Brasil conversar com o presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

    No encontro de cerca de duas horas que teve hoje com o presidente Lula no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, o presidente da Colômbia Álvaro Uribe confirmou a sua ausência na próxima reunião da Unasul, com chefes de Estado da América do Sul, marcada para a próxima segunda-feira (10/8) no Equador. Mas o presidente colombiano deixou claro que pretende manter diálogo com os países vizinhos e por isso fez questão de vir ao Brasil para conversar com Lula.

    Após o encontro, cujo tema central foi o uso pelos Estados Unidos de bases militares na Colômbia, Uribe fez um rápido pronunciamento a dezenas de jornalistas que o aguardavam na área externa do CCBB. Agradeceu a recepção no Brasil e disse que a reunião foi marcada por um “diálogo amplo com o presidente Lula e integrantes do seu governo”.

    A reunião entre Lula e Álvaro Uribe contou também com a participação do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim; o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia; o ministro da Defesa, Nelson Jobim; e o embaixador brasileiro em Bogotá, Valdermar Carneiro Leão, além de autoridades colombianas.

    O chanceler brasileiro Celso Amorim também conversou com os jornalista, reafirmando que a reunião com Uribe foi marcada por “um clima de diálogo e entendimento”, onde “o governo brasileiro expressou suas preocupações e ouviu o posicionamento de Uribe em um diálogo direto” sobre as bases militares americanas na Colômbia. Amorim também reiterou que os acordos entre a Colômbia e os Estados Unidos são uma questão de soberania dos dois países, desde que haja transparência nas negociações, e contanto que as decisões afetem apenas o território dos mesmos.